Afinação do Contrabaixo

 Afinando seu Contrabaixo



Na afinação do instrumento você pode usar vários métodos. Depois de adquirir uma certa prática você pode fazer do seu jeito para afinar o instrumento. Vou passar alguns métodos de afinar:

O primeiro método é demostrado no vídeo aula do baixista Artur Maia. Para ver clique no link!




Outro método é você comprar um afinador digital (figura 01) que pode variar no preço, na cidade que moro ele custa em torno de R$ 35,00 , tem várias marcas e você escolhe no aparelho qual a afinação que prefere. A maioria é feita no padrão EADG. Quando a corda está afinada o ponteiro fica no meio e fica na cor verde, quando a corda não está afinada ele fica na cor vermelha e o ponteiro ou está para o lado direito ou para o lado esquerdo (Bemol e sustenido), você vai apertando ou afrouxando a tarracha até que a corda esteja afinada.

Outro método é você baixar um programa (afinador digital - figura 5 e 6) onde você pode usar em seu computador. Tem vários programas nesse endereço: http://www.audioware.com.br/programas-2.html.  Você coloca o cabo do baixo embutido com um adaptador na entrada do microfone (figura 02), esse adaptador (figura 03) você acha em eletrônicas e custa uns R$ 2,00, na ponta ele tem o mesmo formato do fone de ouvido para poder entrar na entrada do microfone, depois abra o programa, um exemplo você quer afinar a corda E, o ponteiro do programa deve ficar no meio, isso quer dizer que a corda esta afinada, se ele não estiver nessa posição vai afrouxando ou apertando a tarracha até que ele fique no meio.













Veja na figura 06 que o ponteiro está quase no meio, quando isso acontyecer a  nota está afinada.

Obs: Nesse método em alguns casos você vai ter que configurar no seu painel de controle de audio!

O método mais fácil hoje em dia é que em algumas pedaleiras multiefeitos ou pedias (figura 07) tem um afinador digital embutido, ficando fácil a afinação do instrumento!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!