Tutorial Guitar Pro

Ler, tocar, escrever e editar tablaturas

Tutorial Guitar Pro 


Guitar Pro é um software para criar/editar tablaturas e partituras, para guitarra, baixo e outros instrumentos com trastes. Ótimo para quem está aprendendo ou para quem já domina a arte. Permite compor ou simplesmente seguir as notas. Você pode imprimir as tablaturas e exportar para MIDI. Possui várias outras opções. Você pode abaixar o programa aqui Guitar Pro - site oficial, ou clicando aquiGuitar Pro 5.0. Para achar os arquivos para o software entre no site: http://www.911tabs.com/guitar_pro_tabs/  coloque o nome da banda que deseja, vai aparecer o nome da banda, clique novamente e na página seguinte aparecerá o nome dos sites que tem o arquivo ou http://www.cifraclub.com.br/guitarpro/. Clique no site e abaixe o arquivo no formato suportado pelo Guitar Pro. Abra o programa e vá em arquivo, abrir e encontre onde salvou o arquivo baixado. Após abrir o arquivo aparecerá a tablatura da música onde aparece todos os respectivos instrumentos, keyboard significa teclado, guitar as guitarras base e solo, eletric bass o contra baixo e drums a bateria. Possui ferramentas essenciais como metrônomo.



Figura 01 - pode mudar o número de cordas do instrumento e a afinação das cordas



Se você clicar em cima do eletric bass você pode configurar a afinação do instrumento do jeito que você quiser, coforme a figura 01, note que pode-se mudar a partitura que foi feito para um contra baixo de 4 cordas para um contra baixo de 5, 6 ou 7 cordas.

Figura 02 - Escolha do instrumento para tocar


Quando a música está sendo executada todos os instrumentos estão tocando juntos, se você clicar em cima do S conforme visto na figura 02, ele vai ficar na cor azul e somente o som do contra baixo será escutado!.

Qualquer dúvida estamos ai!

2 comentários:

  1. Logo de cara achei perfeito. Excelente trabalho para aqueles que querem se aprimorar ou mesmo começar a tocar contra-baixo. Estou começando mas chego lá tenho que honrar meu sobrenome Espindola pois, meus primos Celito Alzira TeTê Geraldo em Cgde-MS tocam pacas. Gostei muito dos artigos e do conteúdo. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. O cursor da barra de rolagem do player (quando a trilha está tocando) ficou verde. Sempre era vermelho e melhor de visualizar. Alguém sabe como alterar essa cor? Grato

    ResponderExcluir

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!