Aprenda a Tocar Baixo

 Resistência da Mão Esquerda


Esse exercício é para concentrar mais na mão esquerda e, inicialmente, em sua resistência.
Em uma banda de heavy metal, existe uma grande demanda do físico do músico, seja no tocar em si, seja na performance de palco. É preciso estar pronto para situações que vão exigir um certo preparo corporal, não apenas das mãos e braços.
No exercício 1, utilizamos somente a mão esquerda, fazendo hammer-on e pull-off com dois dedos por vez — primeiro 1 e 2, depois 1 e 3, 1 e 4, 2 e 3, 2 e 4, e 3 e 4. Use sempre um dedo para cada casa do braço do instrumento. A idéia é fazer vários ligados por um certo período de tempo - algo em torno de 30 segundos - com cada combinação. Muito antes disso, você começará a sentir dores nas mãos, o que é absolutamente normal e esperado. Lembre- se que a regra é não forçar demais, Afinal, ninguém quer ter que parar de tocar por causa de tendinite. No entanto, alguma dor vai ser necessária. Use o bom senso e escolha a hora de parar e descansar.
O exercido 2 é quase igual ao primeiro, com a diferença de que todos os dedos da mão esquerda são utilizados de uma só vez. Isto nada mais é do que um “vai e vem” contínuo, cujo objetivo é fazer com que as notas soem sem a utilização da mão direita. Para isso, um certo nível de força terá que ser aplicado, observando sempre seus limites físicos.
No exercício 3 temos o mesmo conceito dos exemplos anteriores, agora aplicado em escalas, na tonalidade de Sol maior. Aplique em todos os modos e tonalidades possíveis. A maior dificuldade neste caso é abafar as cordas que não estão sendo tocadas, evitando ruídos desnecessários. Para isso, utilize a mão direita. Mais uma vez na tonalidade de Sol maior.
O exercício 4 sugere uma execução um pouco mais complicada. Utilizaremos a progressão em terças - após cada nota, sua terça é tocada a seguir, seguindo a seqüência normal da escala. Desta vez, podemos executar o exercício com ou sem a mão direita, visando obter o melhor som possível do instrumento. Lembre-se sempre de alternar os dedos da mão direita.
Faça estes exercícios diariamente, pois eles vão com certeza aumentar sua resistência e firmeza, e isso se refletirá em uma melhora do seu som e da sua “pegada”. Eles também são uma boa maneira de se aquecer antes de um ensaio ou show.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!