Harmônicos

 Harmônicos no Contrabaixo



O que é Harmônico?




Baseado no princípio físico que uma corda, ao ser tocada, emite uma série de vibrações, é possível obter, mediante a utilização de uma técnica específica - com formas de execução distintas para cada mão - novas sonoridades, como notas agudas e sobre-agudas, muitas vezes ultrapassando a própria extensão do instrumento e com timbres distintos. São os “harmônicos”, que podem ser naturais (obtidos mediante o uso da mão esquerda) ou artificiais (com a mão direita).

Origem



Eles têm sua origem no contrabaixo acústico, no qual foi e ainda é utilizado em diversos temas da literatura orquestral. Já no baixo elétrico, bandas como Deep Purple e Pink Floyd utilizavam o recurso, mas de uma forma ainda intuitiva. A técnica ganhou novos horizontes quando Jaco Pastorius elaborou obras magistrais, como “Portrait of Tracy”. 


Como Tocar?

 

As notas executadas estão representadas por um pequeno losango no lugar da cabeça da figura de nota. Existem duas técnicas distintas de harmônicos:
*Naturais (mão esquerda) - são os mais fáceis de serem tocados. Coloque seu dedo indicador suavemente em cima do 12° traste da corda G (Sol) da escala, conforme visto na foto A. Sem tirá-lo do lugar, toque a mesma corda com a mão direita, quando você obterá esta mesma nota (G) uma oitava acima, O exercício 1 contém vários exemplos de notas harmônicas naturais que podem ser obtidas pelo mesmo processo. A foto B mostra a nota Ré, localizada no 7° traste da corda G (Sol).
*Artificiais(mão direita) - sua obtenção requer maior atenção. Pressione o indicador da mão esquerda no 12° traste da corda G (Sol) (foto C). Coloque o polegar da mão direita a uma distância média de quatro centímetros a partir do final da escala. A seguir; toque a corda com o dedo médio da mão direita, obtendo a mesma nota Sol, que soará uma oitava acima (foto D). O exercício 2 contém outras notas que devem soar como harmônicos artificiais - mantenha o dedo indicador no mesmo traste (12°), só que em diferentes cordas. O exercício 3 envolve o uso de harmônicos artificiais, enquanto quem o exercício 4 demonstra o uso da técnica em um pequeno estudo. Como exemplo, temos a citada “Portrait of Tracy”, na qual todos os harmônicos são naturais.







Campo Harmônico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!