Efeitos da Temperatura e Umidade no Contrabaixo



Como parte da montagem final do contrabaixo, ele é ajustado a mão e configurado de acordo com as especificações do fabricante, que lhe oferece o melhor desempenho possível. No entanto, este instrumento, como todos instrumentos feitos de madeira, pode ser sensível a flutuações de temperatura e umidade. A madeira do seu baixo absorve a umidade do ar quando ele está úmido, e evapora umidade quando a umidade relativa do ar cai. A madeira
também expande e contrai com as mudanças de temperatura. Estes movimentos naturais são mínimos e como geralmente não são visíveis ao olho nú, podem afetar dramaticamente a configuração e habilidade de tocar o seu instrumento. Em um dia quente por exemplo, quando um instrumento previamente afinado é levado de um carro quente até um ambiente resfriado por ar-condicionado e é removido de seu estojo, suas madeiras resfriam e encolhem bem rápido. Esta contração diminui a tensão das cordas e faz com que a afinação fique visivelmente em um tom mais bemol. Estes mesmos aspectos podem acontecer quando um instrumento sai da fábrica e antes de você recebê-lo do revendedor. O desempenho e a configuração do instrumento quando você recebê-lo irá depender de vários fatores, tais como:

• Tempo gasto entre a montagem final e quando o instrumento é transportado vindo do fabricante.
• A quantidade de tempo gasto durante o transporte do envio do instrumento vindo do armazém do Fabricante para o seu destino final.
• Método de transporte ex: por terra, aéreo, etc. 
• Condições climáticas aos quais o instrumento é exposto durante o transporte.
• Condições climáticas no local do destino final.
• Tempo passado no estoque do revendedor do fabricante antes de você recebê-lo. 
• Foi feita ou não uma configuração de preparação do produto, realizado no instrumento pelo seu revendedor antes de recebê-lo ?.

Manutenção e Cuidados


- Mantenha o instrumento em lugar seco e arejado
- Não exponha por muito tempo ao sol  ou calor intenso. Para manter o timbre desejado, substitua as cordas com frequência.
- Para a limpeza utilize produtos apropriados, testando antes em uma parte não visível.
- Utilize somente cabos de boa qualidade.

- Verifique a curvatura do braço, o braço convexo provoca trastejamento no começo da escala.


Leia o artigo Limpeza do baixo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!